|Cuba

Contra o bloqueio, solidariedade incessante com Cuba

Para combater os efeitos do bloqueio dos EUA e ajudar a Ilha a recuperar dos estragos causados pelo furacão Ian, a solidariedade intensifica-se. Espanha, Bélgica, Canadá, Chile e Rússia são alguns exemplos.

A solidariedade com Cuba intensifica-se em todo o mundo; muita tem vindo de Espanha 
Créditos / Cubainformación

«A solidariedade para com o povo cubano, em forma de doações materiais, multiplica-se», respondendo a um apelo geral para travar os efeitos nefastos do bloqueio imposto ao país caribenho e, em particular, para ajudar a província de Pinar del Río, que foi bastante atingida pelo furacão Ian em Setembro último, revela o portal Cubainformación.

Nas Canárias, a Red de Solidaridad Canario-Cubana contra el bloqueo, que reúne diversas organizações, promove o envio de doações que chegam à maior ilha das Antilhas através de pessoas que viajam como turistas. Para tal, indica a fonte, contam com a colaboração de determinadas companhias aéreas, que pediram para permanecer no anonimato devido ao bloqueio.

Além disso, a Red de Solidaridad Canario-Cubana conta com a colaboração, desinteressada e gratuita, da empresa Cugranca Safety, S.L. – dirigida a partir de Las Palmas por Juan Arroyo – para o envio de embalagens por via aérea.

Recorrendo a ambos os mecanismos, malas de turistas e embalagens aéreas, a rede solidária das Canárias já realizou quatro envios nos últimos meses, com 447 quilos de doações.

O Movimiento Estatal de Solidaridad con Cuba (MESC) de Espanha reuniu mais um contetor com material para a Ilha, desta vez destinado à província de Pinar del Río / Cubainformación

A Red de Solidaridad Canario-Cubana destacou o carácter político destas remessas, que são uma «mostra da solidariedade na luta, a partir de todo o mundo, contra a enorme injustiça que significa o bloqueio criminoso dos Estados Unidos contra o povo cubano e uma forma de apoio total à Revolução cubana».

O Cubainformación revela ainda que, no passado dia 22, foi carregado em Valência um novo contentor com doações a Cuba, no âmbito da campanha dinamizada pelo Movimiento Estatal de Solidaridad con Cuba (MESC), desta vez com destino à província de Pinar del Río.

Trata-se de uma iniciativa solidária aprovada no XVI Encontro de Solidariedade com Cuba, celebrado em Outubro último em Port Sagunt (Valência), e que conseguiu juntar mais de 34 mil euros, entre associações de Madrid, Catalunha, País Basco, Andaluzia e Valência.

Envio de medicamentos e material médico para a Ilha

No Chile, amigos de Cuba estão a dinamizar a campanha «Cuba não está sozinha», com vista ao envio de medicamentos e material médico para a ilha caribenha, tendo em conta o bloqueio imposto pelos EUA.

«Enche-nos de felicidade e orgulho porque, com este pequeno contributo, estamos a ajudar a romper o bloqueio criminoso imposto há mais de 60 anos pelos Estados Unidos», disse à Prensa Latina Vasili Carrillo, um dos organizadores.

No Canadá, várias organizações solidárias com Cuba entregaram na cidade de Montreal uma doação de 186 quilos de material médico destinada ao país antilhano, informou a embaixada cubana.

Trata-se do segundo envio de material do país norte-americano com o intuito de ajudar as pessoas que foram afectadas pelo incêndio no terminal petrolífero de Matanzas, em Agosto.

Na Bélgica, o Projecto Cuba Soberana está a preparar o envio de um quarto contentor – depois dos três enviados em 2021 – com material médico para a Ilha, que, segundo revelaram os promotores da iniciativa, deve ser despachado no primeiro trimestre de 2023.

Na Bélgica, prepara-se o envio de um quarto contentor com ajuda humanitária para Cuba / PL

Em declarações à Prensa Latina, o coordenador do projecto disse que a ajuda humanitária só se materializa devido à acção de várias associações solidárias belgas e neerlandesas, e graças ao contributo de cubanos residentes na Bélgica e nos Países Baixos.

Rússia doa 25 mil toneladas de trigo a Cuba

O país caribenho vai receber 25 mil toneladas de trigo provenientes da Federação Russa, cujo governo destinou cerca de 800 milhões de rublos (mais de 10,5 milhões de euros) para esse fim, indica o diário Granma.

De acordo com o decreto governamental, trata-se de ajuda humanitária que chegará a Cuba, por via marítima, este ano e no próximo. O documento precisa que serão destinados 469 milhões de rublos (mais de 6,2 milhões de euros) do orçamento estatal para a compra do trigo.

Outros 300 milhões de rublos destinam-se à entrega do carregamento por via marítima, que estará a cargo do Ministério das Emergências, com a ajuda do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui