O 25 de Abril foi assinalado na manhã desta terça-feira na sessão solene da Assembleia da República, onde, para além dos grupos parlamentares, interviram o presidente da Assembleia da República e o Presidente da República.
Durante a tarde, as comemorações do 25 de Abril e do seu sentido transformador e revolucionário estendeu-se por todo o País, com particular destaque para o desfile em Lisboa, que decorrereu entre o Marquês de Pombal e o Rossio. No Porto, a concentração popular foi convocada para a Rua do Heroísmo, junto à antiga sede da PIDE no Porto, onde, após uma homenagem aos resistentes antifascistas, se seguiu o desfile na Avenida dos Aliados, que encerrarou com um espectáculo de Jorge Lomba e da Brigada Victor Jara.
As comemorações estenderam-se ainda a outras cidades, nomeadamente, em Braga com desfile na Avenida Central, em Coimbra com manifestação a partir da Praça da República, em Faro com a manifestação que partiu do Jardim Manuel Bivar e em Leiria, no Largo Goa, Damão e Diu, houve «Canções de Abril», com a participação de vários músicos.
Apesar de todas as festividades no dia de hoje, ontem, segunda-feira, realizaram-se vários espectáculos comemorativos do 25 de Abril e promovidos por diversas autarquias, das quais se destacaram em Lisboa, na Praça do Comércio, um espectáculo com Vitorino e os seus convidados, no Porto, na Avenida dos Aliados, fogo de artifício e concertos de Luta Livre e do Coral de Letras da Universidade do Porto, enquanto na Covilhã teve lugar uma arruada da Avenida Frei Heitor Pinto até ao Pelourinho, acompanhada pela Banda da Covilhã. Acrescentou-se ainda em Évora o espectáculo «Liberdade», no Seixal uma curadoria de Dino d’ Santiago, em Alcácer do Sal actuou Mariza Liz, em Grândola actuou Ana Moura, em Santiago do Cacém Carlão e em Sobral de Monte Agraço actuaram Rogério Charraz e a Banda do Coreto.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui