O ministro boliviano dos Negócios Estrangeiros, Rogelio Mayta, expressou-se no Twitter a propósito da visita oficial à Bolívia do seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, visando reactivar canais que se viram afectados nos últimos anos.
Reunidos esta quinta-feira em La Paz, os dois diplomatas decidiram retomar todos os mecanismos de diálogo bilateral, bem como as diversas comissões mistas de trabalho, dedicadas a temas como a integração fronteiriça, viária e ferroviária, os recursos hídricos, a energia e a navegação.
Também a luta contra o contrabando e o crime organizado, a cooperação em matéria de segurança e defesa, indica a Agencia Boliviana de Información (ABI).
«A visita do ministro Vieira e da sua delegação permitiu-nos avançar na definição de um roteiro que dá prioridade à agenda bilateral e multilateral concreta», disse Mayta numa conferência de imprensa.
O diplomata explicou que está previsto aumentar as trocas comerciais e económicas, estudando oportunidades conjuntas nas áreas do gás, biocombustíveis, fertilizantes, entre outras, no quadro do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e de acordos comerciais vigentes.
«A Bolívia e o Brasil são países irmãos com uma história política passada e recente em comum. Em ambos os países a força, a convicção democrática dos nossos povos impôs-se a projectos autoritários, racistas e discriminatórios, que apostaram em escamotear os mais pobres, destruir a unidade popular e os avanços para a justiça social», sublinhou Mayta.
Na conferência de imprensa subsequente ao encontro no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mayta defendeu que, a partir de agora, será possível enfrentar melhor questões prioritárias como o aumento dos preços dos alimentos ou a inflação, o respeito pelos direitos dos migrantes e a luta contra a xenofobia.
«Concordámos na necessidade de fortalecer as instituições e os espaços próprios de integração regional», disse ainda o diplomata boliviano.
No âmbito da visita oficial à Bolívia, o ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiros reuniu-se também, esta quinta-feira, com o presidente da República, Luis Arce, e o vice-presidente, David Choquehuanca, na Casa Grande do Povo.
Tinha ainda prevista uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Jerges Mercado.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui