|CarrisBus

CarrisBus: sem integração na Carris, a carreira passa pelo aumento salarial

Para os trabalhadores, só há duas soluções: ou se procede à integração de todos os trabalhadores na Carris, ou se revê o acordo de empresa da CarrisBus, aumentando significativamente os salários.

A CarrisBus tem como principal actividade a manutenção e reparação de veículos pesados de passageiros, bem como de carros eléctricos.
Créditos / CGTP-IN

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN) enviou um ofício à administração da CarrisBus, no passado dia 8 de Maio, exigindo uma discussão aprofundada sobre a situação dos trabalhadores da empresa. O sindicato entende que é urgente avançar com um processo de integração imediata de todos os trabalhadores da CarrisBus na Carris, com a subsequente aplicação integral do Acordo de Empresa (AE) da Carris.

Continuam sem contratação colectiva

Trabalhadores da CarrisBus conseguem agendar negociações

Os trabalhadores da CarrisBus concentraram-se em frente à Câmara Municipal de Lisboa, onde exigiram negociar um instrumento de regulação colectiva. A reunião, entretanto, já foi agendada para a próxima semana.

A generalidade dos trabalhadores da CarrisBus aufere o salário mínimo nacional
Créditos / AbrilAbril

Os trabalhadores da CarrisBus concentraram-se ontem frente à Câmara Municipal de Lisboa, que agora é proprietária das empresas do grupo Carris, para reclamar a marcação da reunião para inicio de negociações da contratação colectiva.

A marcação deste protesto teve como consequência o agendamento desta reunião para a próxima semana. Foi na véspera da concentração que a administração da empresa fez a comunicação.

Ainda não se aplica a estes trabalhadores qualquer instrumento de regulamentação colectiva. A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) afirma que, sem contratação colectiva, esta é a empresa do grupo Carris com os piores salários e com as piores condições de trabalho. A generalidade dos salários estão ao nível do salário mínimo nacional.

Os trabalhadores lutam pelo início de um processo negocial que tenha por objectivos o estabelecimento das formas de extensão do acordo de empresa da Carris à CarrisBus e a integração plena desta na Carris.

O vereador da CDU João Ferreira deslocou-se junto dos trabalhadores durante a concentração para manifestar a sua solidariedade.

A CarrisBus é uma empresa do grupo Carris que tem como principal actividade a manutenção e reparação de veículos pesados de passageiros, bem como de carros eléctricos. Os trabalhadores consideram que deveriam integrar a Carris, tendo em conta que são uma parte indispensável da sua operação.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Antetítulo: 
Continuam sem contratação colectiva
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Artigo Relacionado: 
CarrisBus continua sem contratação colectiva
Decorre a greve na CarrisBus
Trabalhadores da CarrisBus com greve marcada
Artigos Relacionados Destaque: 
CarrisBus continua sem contratação colectiva
Decorre a greve na CarrisBus
Estilo de Artigo: 
Normal

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Caso a administração não marque uma reunião para discutir essa integração, o ofício serve também como pré-aviso, legal, para requerer a intervenção do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

«Independentemente do desfecho do processo negocial na CarrisBus», a administração deve «aplicar a todos os trabalhadores, também da CarrisBus, a actualização salarial feita na Carris».

O sindicato já havia discutido a necessidade da integração numa reunião com o presidente do Conselho de Administração, que já assumiu «o acordo quanto à integração da CarrisBus na Carris» (sem se comprometer com nada). Sem o desenrolar desse processo, o STRUP exige a actualização salarial imediata dos trabalhadores da CarrisBus, um aumento que não pode ficar abaixo dos 100 euros mensais.

Os trabalhadores da CarrisBus querem respostas imediatas, para fazer face às dificuldades pelas quais estão a passar, e garantem que não vão deixar de exigir seus direitos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui