|CTT

Carteiros exigem correio azul na resposta aos seus problemas

Trabalhadores dos CTT de Rio Maior vão realizar uma greve parcial de duas horas entre os dias 25 de Novembro e 6 de Dezembro. Melhores condições de trabalho na salvaguarda da qualidade do serviço público é o reivindicado.

Os CTT foram totalmente privatizados em 2014, pelo governo do PSD e do CDS-PP
CréditosManuel Almeida / Agência Lusa

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) e a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) emitiram um pré-aviso de greve para os trabalhadores dos CTT de Rio Maior. A paralisação será realizada diariamente por duas horas no início do período de trabalho, entre os dias 25 de Novembro e 6 de Dezembro.

A decisão foi tomada durante um plenário, no qual foram discutidas as deficientes condições de trabalho enfrentadas pelos funcionários. Segundo o comunicado, a falta de trabalhadores está a sobrecarregar a equipa, comprometendo o serviço público em prol da maximização de lucros para os acionistas.

O sindicato alerta para o desgaste físico e psicológico dos trabalhadores, com alguns a necessitar de acompanhamento médico em áreas como psicologia e psiquiatria e outros a recorrer a medicação para lidar com o stress e a pressão em contexto laboral.

Além disso, a insuficiência de pessoal tem causado atrasos significativos na entrega de correspondências e serviços como o Express Mail Service, que não está a cumprir os padrões estipulados. O problema tem levado a confrontos diários entre os Carteiros de Repartição de Tráfego e clientes, por vezes com atitudes agressivas.

Para o SNTCT, a inacção dos responsáveis da empresa em resolver estas questões tornou a greve inevitável. «A defesa da saúde dos trabalhadores deve ser uma obrigação dos responsáveis da empresa», reforça o comunicado, apontando para a necessidade urgente de melhorar as condições de trabalho e o serviço prestado à população. A greve reflecte, assim, a frustração dos trabalhadores e a busca por soluções concretas para minimizar os danos à equipa e aos serviços dos CTT em Rio Maior.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui