O Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Sténin, na sua décima edição, tem como objectivos primordiais descobrir e valorizar novos talentos jovens (dos 18 aos 33 anos) na área do fotojornalismo, bem como chamar a atenção para os desafios da fotografia de imprensa na actualidade.
«Em dez anos, [o concurso] tornou-se uma plataforma verdadeiramente multinacional para fotógrafos jovens com talento que não têm medo de correr riscos, de procurar novos ângulos e expressar as suas opiniões de forma clara e imparcial», afirmou recentemente Oksana Oleinik, chefe do Serviço de Projectos Visuais da Rossiya Segodnya.
A edição actual da iniciativa tem cinco categorias. Às quatro já existentes – «Notícias de Topo», «Desportos», «O Meu Planeta» e «Retrato. Um Herói do Nosso Tempo» –, junta-se a «Vista de cima», informa a organização.
As inscrições encontram-se abertas até 15 de Março e, para participar, os interessados devem colocar as suas obras no portal stenincontest.com, tendo de se encontrar registados como fotógrafos e ter entre 18 e 33 anos de idade.
O vencedor do Grande Prémio receberá 700 mil rublos (cerca de 7100 euros), enquanto ao primeiro, segundo e terceiro classificados em cada categoria serão destinados 125 mil, 100 mil e 75 mil rublos, respectivamente.
O concurso, que se realiza anualmente com a organização da Rossiya Segodnya, sob o patrocínio da Comissão da Federação Russa para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem ganho maior estrutura e dimensão com os anos.
A isso não deve ser estranho o facto de, ao longo da sua década de existência, ter promovido a apresentação das peças vencedoras em dezenas de países, como China, África do Sul, México, Argentina, Uruguai, Colômbia, Alemanha, Espanha, República Democrática do Congo, Turquia, Líbano, Itália, Grécia, Hungria, Polónia ou Egipto.
Entre os principais parceiros mediáticos do certame, a nível russo, contam-se a Vgtrk (empresa estatal de televisão e rádio), o portal Smotrim, a cadeia de TV pública Rossiya-Cultura, e o canal de TV Moskva 24.
O concurso conta ainda com apoio de vários órgãos internacionais, como a agência noticiosa e rádio Sputnik, a cadeia de TV Russia Today (RT), o grupo mediático Independent Media e a agência de notícias ANA (ambos da África do Sul), o Shanghai United Media Group, o portal do periódico China Daily e o portal de The Paper (todos da China), e a rede pan-árabe Al Mayadeen (Líbano).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui