|Impostos

Repsol vai receber uma «ajuda estatal» de 63 milhões de euros

A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal à Repsol. À petrolífera que em 2023 obteve um lucro líquido de 3168 milhões de euros será concedido um crédito de imposto sobre o rendimento.

CréditosMariscal / EPA

A petrolífera espanhola Repsol arrecadou em 2022 lucros de 4251 milhões de euros, um aumento de 70,1% comparando com os de 2021. Já no ano de 2023 obteve um lucro líquido de 3168 milhões de euros. É a 15ª maior petrolífera do mundo e opera em mais 30 países, ainda assim, a Comissão Europeia aprovou-lhe uma suposta ajuda estatal do Estatal.

As razões são, no mínimo, estranhas, uma vez que a Comissão Europeia concluiu que a ajuda estatal se enquadra na promoção do desenvolvimento económico das regiões mais desfavorecidas e é necessária à realização do projeto de expansão, e para tal, sem o tal auxílio, a Repsol não seria capaz de cumprir tais objetivos.

Em causa está o aumento da produção química no complexo da Repsol Polímeros, algo que se estima que crie cerca de 75 empregos directos e 300 indirectos. A «ajuda» será de 63 milhões de euros, sob a forma de crédito de imposto sobre o rendimento, ou seja, é mais uma borla que o Estado português dá ao grande capital.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui