|França

Em França, novas acções solidárias com Cuba

Partido Comunista Francês (PCF), organizações sociais e pessoas a título individual decidiram promover novas acções de solidariedade com Cuba, tendo em conta o bloqueio imposto pelos EUA.

Cerca de 200 pessoas participaram no encontro de Saint-Pourçain-sur-Sioule, no âmbito da campanha de apoio à Ilha lançado pelo PCF Créditos / misiones.cubaminrex.cu

As decisões foram tomadas num encontro que teve lugar sábado à noite e se prolongou pela madrugada de domingo, na localidade de Saint-Pourçain-sur-Sioule (departamento de Allier), no âmbito da campanha de apoio à Ilha que o PCF lançou em Setembro do ano passado, durante a Fête de l'Humanité.

Ali, os participantes decidiram levar a cabo actividades políticas e de sensibilização para que em França se conheça melhor a realidade do país caribenho e as consequências da política hostil de Washington, cujo cerco económico, comercial e financeiro denunciaram.

Também foram abordadas iniciativas de apoio material ao povo cubano, a começar pela recolha de medicamentos e de fundos, com um projecto em curso para o envio de óculos graduados, disse à agência Prensa Latina a responsável local da campanha de solidariedade, Jane Décriaud.

Intervieram como oradores André Chassaigne, deputado comunista e presidente do Grupo de Amizade França-Cuba da Assembleia Nacional, e Didier Lalande, presidente da associação Cuba Linda.

Chassaigne apresentou detalhes do seu livro Cuba, uma estrela na noite – a luta de um povo contra um bloqueio criminoso e teceu comentários sobre a história da política de agressão dos Estados Unidos contra a maior ilha das Antilhas.

Por seu lado, Lalande abordou experiências da Cuba Linda relativas à realidade do país caribenho, obtidas nas viagens em grupo que a associação organiza há mais de uma década para que o maior número possível de franceses conheça a ilha e o seu povo.

O secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) foi recebido na sede da CGT, em França / PL

Décriaud destacou a participação no encontro – cerca de 200 pessoas –, o interesse que suscitou e a presença de uma representação da Embaixada de Cuba em França.

A responsável da campanha local do PCF sublinhou ainda o facto de o evento ter condenado a inclusão de Cuba na lista unilateral, criada por Washington, de países que alegadamente patrocinam o terrorismo.

CGT anuncia nova campanha de solidariedade com Cuba

No âmbito da visita do secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), Ulises Guilarte de Nacimiento, à sede da Confederação Geral do Trabalho (CGT), os anfitriões repudiaram o cerco imposto por Washington à Ilha, bem como a inclusão de Cuba na lista norte-americana de países patrocinadores do terrorismo.

A este propósito, os representantes de uma das principais centrais sindicais francesas reafirmaram, este sábado, a vontade de apoiar o povo cubano, algo que tem sido patente, ao longo dos últimos anos, no envio de vários contentores com alimentos, artigos para a protecção no trabalho, bicicletas e medicamentos.

Guilarte de Nacimiento, que esteve acompanhado pelo embaixador de Cuba em França, Otto Vaillant, agradeceu a solidariedade de longa data e o acolhimento, tendo ainda explicado aos sindicalistas franceses alguns dos desafios que o povo e os trabalhadores cubanos enfrentam diariamente, devido ao bloqueio norte-americano e ao seu alcance extraterritorial.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui