Foi com um anúncio de greve, no Belmar SPA & Beach Resort, em Lagos, que os trabalhadores conseguiram demonstrar a sua grande insatisfação com a última proposta salarial da administração. O aumento de 5% não abrangia todos os trabalhadores contratados este ano.
A greve, prevista para hoje, 26 de Junho, trouxe frutos antes mesmo da sua concretização. Em plenário, os trabalhadores decidiram não avançar com a iniciativa após o anúncio de que as suas reivindicações serão contempladas num novo Acordo de Empresa.
O recuo da administração e, portanto, o aumento de 5% do salário para todos os trabalhadores, configura uma vitória dos trabalhadores. Em comunicado, o Sindicato da Hotelaria do Algarve (CGTP-IN) «valoriza esta conquista e apela à intensificação da luta reivindicativa dos trabalhadores nos locais de trabalho para furar o bloqueio que o patronato está a fazer à negociação da contratação colectiva».
A estrutura sindical afirma que o recorde das receitas no sector do Turismo acontece ao mesmo tempo que o aprofundamento desta ofensiva «com vista à retirada de direitos e à manutenção dos baixos salários.»
Interesse de classe que não representa os trabalhadores e que se apresenta «cada vez mais articulado com as forças políticas (PS, PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal)», denuncia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui