A exibição de Linha Vermelha em Pêra (21h30, Largo 1.º de Maio) é uma iniciativa do Município de Silves, no âmbito do programa de comemorações da autarquia algarvia dos 50 anos do 25 de Abril «Abril Presente, Liberdade Sempre».
Linha Vermelha (2011), de José Filipe Costa, revisita as filmagens realizadas em 1975 pela equipa de Thomas Harlan na ocupação da herdade Torre Bela, na Azambuja (distrito de Lisboa).
Mais de três décadas e meia volvidas sobre esse acontecimento marcante e emblemático no período da Revolução dos Cravos, o filme de José Filipe Costa questiona «de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara» e «qual foi o impacto do filme na vida dos ocupantes e na memória sobre esse período», lê-se no portal da produtora Terratreme.
Linha Vermelha é mais um dos «Filmes que contam Abril», ciclo de cinema promovido pelo Município de Silves e que, nas palavras da autarquia, constitui «uma oportunidade imperdível para os amantes de cinema e história reviverem um dos momentos mais intensos da história contemporânea de Portugal».
O ciclo, que se iniciou a 27 de Fevereiro em Tunes, prolonga-se até Outubro, estando agendadas ainda as exibições de As Ondas de Abril, de Lionel Baier (25 de Agosto, 21h30; no exterior da Junta de Freguesia de Armação de Pêra), e de Um Adeus Português, de João Botelho (12 de Outubro, 21h; Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves). As entradas são gratuitas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui