|Israel

Navio com pavilhão português leva material militar para Israel

A denúncia é feita pelo MPPM que diz ter tido acesso a informações credíveis que indicam que o navio de pavilhão português Kathrin está a transportar material militar com destino a Israel.

Navio porta-contentores <em>Aliança Santos</em> (Brasil)
Créditos / O Figueirense

Segundo a nota divulgada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), o navio de pavilhão português Kathrin, registado no Registo Internacional de Navios da Madeira, está neste momento a navegar junto ao Cabo da Boa Esperança para entregar material bélico a Israel. 

Para o MPPM, «a confirmar-se, esta notícia reveste-se da maior gravidade e exige um esclarecimento peremptório e detalhado da parte do Governo português», uma vez que isso «significa que Portugal está directamente envolvido, no caso através do Registo Internacional de Navios da Madeira, no apoio militar a Israel quando este país leva a cabo uma campanha genocida sobre a população palestina».

Na denúncia feita, o movimento recorda que Israel tem pendente no Tribunal Internacional de Justiça um processo por crime de genocídio movido pela África do Sul a que se juntaram diversos países, além do facto de Portugal ser signatário da Convenção para a Repressão e Prevenção do Crime de Genocídio aprovada pela Assembleia Geral da ONU.

Neste sentido, a acção de Portugal reveste-se de gravidade que a sua associação a Israel, mesmo que de forma indirecta pode tornar o país cúmplice do crime de genocídio e por isso passível de procedimento por parte do Tribunal Internacional de Justiça.

O MPPM «exige que o governo português esclareça de maneira detalhada a situação concreta deste navio e a qualidade da carga que ele nesta altura transporta e que, no limite, retire ao armador o pavilhão nacional».
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui