«Reflectir o presente, tão carregado de actos vis e desumanos, a partir da inspiração de José Afonso» é o mote de «Sem muros nem ameias», espectáculo que vai buscar o nome à canção Utopia, do cantautor e resistente antifascista, revela a Associação José Afonso (AJA) num comunicado de imprensa.
«Ao longo de quase toda a sua vida, José Afonso demonstrou uma constante postura de intervenção cultural, cívica e política em defesa de valores básicos de liberdade e igualdade. Às inúmeras canções que expressaram o apoio e solidariedade a causas concretas, José Afonso aliou o seu comprometimento no combate contra a opressão, a injustiça e as formas de poder desmedido», lê-se na nota.
Essa luta pela paz e por mais justiça social, designadamente contra o genocídio na Palestina e o cemitério de migrantes no Mediterrâneo, vai ecoar no espectáculo «Sem muros nem ameias», este sábado, pelas 17h, no Fórum Lisboa. A tarefa está a cargo dos Couple Coffee, de Luanda Cozetti e Norton Daiello, Selma Uamusse, Trio da Orquestra Todos (Turquia, Portugal, Argentina) e dos artistas palestinianos Ala Azzam (cantor, compositor, letrista e tocador de alaúde da cidade de Haifa) e Yazan Ibraim (guitarrista).
Criada a 18 de Novembro de 1987, a AJA tem como missão honrar o legado de Zeca Afonso enquanto artista e cidadão empenhado na causa da liberdade e da solidariedade.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui