Na Direcção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), decorrido ontem, foram planificadas as comemorações do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de Março, com acções por todo o País e a convocação de uma manifestação de mulheres para o dia 11 de Março em Lisboa.
No panfleto de divulgação da manifestação, encontram-se as razões apontadas pelo MDM para a participação nas comemorações, e em especial na manifestação. É aí referido que é urgente «a melhoria das condições de vida» das mulheres, uma vez que não estão a ser cumpridos na plenitude vários direitos. O movimento refere-se «ao direito ao trabalho, à igualdade salarial, à maternidade e paternidade, ao direito das crianças às escolas, creches, tempos livres». Acrescenta que continua por concretizar os direitos das mulheres à segurança social em situação de desemprego, maternidade, doença profissional, deficiência, pobreza e velhice.
Outra das razões apontadas é o facto de não parar de aumentar o mapa de violência contra as mulheres, acrescentando que persistem as desigualdades entre homens e mulheres e discriminações «no trabalho e na vida».
O MDM afirma querer «alargar a frente social de luta das mulheres», propondo, reivindicando e «valorizando as mulheres na sua acção pela cultura e progresso da humanidade» e na sua intervenção contra as desigualdades e discriminações que afectam na família, no trabalho e no plano social, político e cultural.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui