No passado sábado, a população realizou uma concentração, junto à antiga Junta de Freguesia, reivindicando que a reposição da freguesia da Reboleira é necessária para uma melhor qualidade de vida da população.
Nesta acção, organizada pelo movimento «Pela Reposição da Freguesia da Reboleira», foi distribuído um comunicado e lançado um abaixo-assinado, que será entregue nas juntas de freguesia de Águas Livres e da Venteira, na Câmara e Assembleia Municipal de Amadora e aos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.
Segundo o comunicado, a freguesia da Reboleira foi extinta e, «a régua e esquadro», impôs-se que uma avenida iria definir as partes anexadas à Freguesia de Águas Livres e à Freguesia da Venteira. O movimento aponta várias consequências desta divisão. O fecho dos correios, obrigando os utentes a deslocar-se a uma papelaria, «sem o mínimo de condições físicas e de privacidade e com muito menos serviços», é uma delas.
Também decorre desta situação o impedimento de os moradores da Reboleira Sul usufruírem da esquadra da PSP da Reboleira, obrigando-os a deslocar-se à Damaia em caso de necessidade. Esta divisão também impede até os moradores do próprio edifício de recorrer às Finanças, dado que os residentes na actual freguesia da Venteira passaram a pertencer às Finanças da Mina.
O movimento também se queixa das dificuldades de acesso da população da Reboleira às sedes das respectivas juntas de freguesia e do distanciamento para com os eleitos autárquicos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui