«O PS tem também uma ambição. A nossa ambição é ganhar estas eleições autárquicas e ganhar estas eleições autárquicas é desde logo continuarmos a ter a presidência da Associação Nacional de Freguesias e a presidência da Associação Nacional de Municípios», revelou António Costa no encerramento da Convenção Nacional Autárquica, que hoje decorreu em Lisboa.
O dirigente do PS assumiu ainda o objectivo de voltar a ganhar o mesmo número de câmaras e de juntas de freguesia que o partido conquistadas em 2013.
«Tal como não há vitórias antecipadas também não há derrotas antecipadas e o PS quando entra em jogo, entra sempre em jogo para ganhar», disse, assumindo o objectivo de renovar uma vitória nas próximas autárquicas.
A iniciativa acabou marcada pela dispensa do apoio do PS por parte do actual presidente e candidato à Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. O autarca, eleito nas últimas eleições com o apoio do CDS-PP, deveria encabeçar uma lista integrada e apoiada pelo partido.
Em resposta a declarações da secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, que disse esperar «uma presença forte» do PS nas listas de Rui Moreira, o candidato fez saber na sexta-feira que dispensava o apoio do PS. A concelhia do partido decidiu durante esta manhã que Manuel Pizarro voltará a ser o cabeça de lista do PS nas eleições de 1 de Outubro, tal como em 2013.
Pizarro é vereador e, tal como Manuel Correia Fernandes (PS) e Ricardo Valente (PSD), tem pelouros atribuídos. A lista encabeçada por Rui Moreira elegeu seis vereadores em 13, pelo que acabou por fazer um acordo com o PS. Actualmente, a CDU é a única força política com representação na vereação cujo vereador não tem pelouros.
Para além de Rui Moreira e Manuel Pizarro, o PSD apresentou o economista e ex-quadro do FMI Álvaro Almeida e a CDU a presidente do Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC) e ex-deputada na Assembleia da República e no Parlamento Europeu Ilda Figueiredo. O BE, que nunca teve qualquer vereador eleito na Câmara Municipal do Porto, tem como primeiro candidato João Semedo, que em 2013 foi candidato à autarquia da capital, quando era co-coordenador do partido.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui