História de Arte pode desaparecer de Belas Artes

No antigo Convento de São Francisco da Cidade, onde funciona a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, paira um sentimento de indignação. Na revisão curricular em curso pode cair a disciplina de História de Arte.

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Créditos / CC-BY-SA-3.0

A notícia publicada pela revista Visão revela que a disciplina de História de Arte é opcional no Curso de Artes Visuais e pode deixar de ser ministrada em algumas licenciaturas de Belas Artes.

O assunto já terá saltado para as redes sociais, onde docentes, alunos e artistas dão conta da sua indignação e assinalam a importância da disciplina na formação em Artes Visuais.

Segundo revela a Visão, «ninguém acredita que a História de Arte deixe de ser lecionada em Pintura, Escultura, Desenho ou Ciências da Arte e do Património, mas corre o rumor de que a cadeira estará em risco nas licenciaturas de Arte Multimédia, Design de Comunicação ou Design de Equipamento».

Nas reacções colhidas entre docentes sobre o desaparecimento da cadeira, há quem o identifique como um «ataque à cultura», um «disparate» e até quem o compare com uma ida «a um médico que não estudou anatomia». 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui