Luta da população de Bordeira permitiu reabertura do centro de saúde

O Centro de Saúde de Bordeira, encerrado em Novembro de 2015, foi reaberto graças à luta e empenho da população e da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe (Faro).  

População e junta de freguesia assumiram responsabilidades que cabem ao Ministério da Saúde
Créditos / Pixabay

A prestação de serviços médicos e de enfermagem na Extensão do Centro de Saúde de Bordeira voltou a ser uma realidade. Para tal contribuiu o empenho da população, que, inconformada com a atitude da Administração Regional de Saúde do Algarve, lutou contra o encerramento do equipamento. Entre as várias acções de luta realizadas destaca-se a concentração em Bordeira, em Março do ano passado, na qual participaram mais de uma centena de pessoas. 

Num comunicado, a CDU denuncia que a estratégia seguida ao longo dos últimos anos, de desorçamentação e consequente «degradação» dos serviços públicos, não deixou de fora este centro de saúde algarvio e foi essa degradação que ditou o fechar de portas.

«Não tendo sido o Ministério da Saúde/ARS a assumir as suas obrigações», a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe aliou-se à luta dos utentes e assegurou o financiamento. A população realizou as obras necessárias e ofereceu o mobiliário, permitindo assim o regresso dos cuidados de saúde a Bordeira.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui