Os novos constrangimentos impostos aos utentes do Metro de Lisboa começaram no passado dia 19 e estendem-se até ao dia 17 de Setembro. Para além do aumento dos tempos nas linhas Azul (Santa Apolónia - Reboleira), Verde (Cais do Sodré - Telheiras) e Amarela (Rato - Odivelas), os comboios passam a circular diariamente com apenas três carruagens, nas linhas Amarela e Vermelha (São Sebastião - Aeroporto de Lisboa) a partir das 20h30, e na Linha Azul, a partir das 21h30.
A administração justificou a medida com a «redução normal da procura do serviço de transporte, em consequência do período de férias que agora se inicia».
A Comissão de Utentes de Transportes de Lisboa, que já em Maio havia denunciado que a administração do Metro «não gere a pensar nos utentes», insiste agora que «o Metro não acompanha o tempo da cidade actual, não adaptando os seus serviços à mobilidade necessária nesta época do ano, continuando a prejudicar os utentes, quer residentes quer visitantes de Lisboa».
A comissão aproveita para denunciar que os tempos de espera e as constantes mensagens de «perturbações na linha» se fazem sentir há muito, e que os utentes são lançados, dia após dia, numa «espiral de atrasos, de stress» e de viagens em composições lotadas, tal qual «sardinhas em lata».
Os utentes queixam-se de, com cada vez mais frequência, «só se conseguir apanhar o segundo ou terceiro Metro, porque os anteriores nem sequer permitem a entrada», e não aceitam que, com os «pretensos horários de Verão», o serviço se degrade ainda mais.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui