A OPA foi anunciada ontem ao final da tarde, após o fecho das negociações na bolsa de Lisboa, à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM). Por cada uma das unidades de participação na Caixa Económica Montepio Geral, a AM oferece um euro. Caso seja aceite na totalidade, a OPA vai custar cerca de 106 milhões de euros.
A Montepio Geral criou um fundo de participação da Caixa Económica em 2013, entrando em negociação em bolsa no ano passado. Nesse processo, a AM alienou 26,5% do capital do banco entre 2013 e 2015, que agora pretende recuperar.
Apesar de as unidades de participação terem estado a negociar cerca dos 50 cêntimos, o valor nominal de cada uma é de um euro, igual ao que a AM oferece agora.
A Montepio Geral pretende recuperar a totalidade do capital do banco para concretizar a sua transformação em sociedade anónima e retirá-lo da negociação bolsista. Recorde-se que decorrem negociações com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para a entrada da instituição no capital da Caixa Económica e um processo de aumento de capital no valor de 250 milhões de euros, subscrito integralmente pela AM.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui