De acordo com a informação divulgada pelo advogado Michele Francisco à Lusa, os 17 cidadãos angolanos, em que se inclui o muito conhecido rapper Luaty Beirão, são libertados hoje, depois de o Supremo ter dado provimento ao habeas corpus apresentado pela defesa em Abril último, no qual se requeria que os condenados aguardassem em liberdade a decisão relativa aos recursos da condenação por rebelião e associação de malfeitores.
De acordo com os Serviços Penitenciários, os libertados estão sujeitos a diversas medidas restritivas: ficam em liberdade provisória sob termo de identidade e residência, com a obrigação de se apresentar mensalmente às autoridades e sem poderem sair do país.
O processo judicial em que esta decisão se insere esteve associado, também em Portugal, a um quadro de intensa campanha, mediática e política, de desestabilização e ingerência contra Angola, com a qual recorrentemente se pôs em causa a soberania deste país.
O passo adoptado pelo poder judicial integra-se no processo de decisão dos órgãos de soberania do Estado angolano.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui