Créditos José Coelho / Agência LUSA OpiniãoEducaçãoA publicação de «rankings» simplifica e distorce a realidade da Educação A publicação de rankings reforça as desigualdades ao promover a ideia de que algumas escolas são inerentemente «melhores» que outras, sem considerar os contextos socioeconómicos diversos em que operam, nem os processos educativos adotados. 13 de Julho de 2024
Créditos / brasil.elpais.com Opiniãoensino à distânciaEnsino que distancia e teletrabalho A inexistência de clareza de procedimentos e a gestão, à deriva, do sistema educativo tem resultado em disparates nos vários planos – pedagógico, sanitário, socioprofissional, social e político. 12 de Fevereiro de 2021
Créditos / Jotta Club OpiniãoEducaçãoNa Educação, proposta de OE2021 revela irresponsabilidade e desvalorização É neste momento, em que se discute, se propõe, se rectifica e se decide sobre o Orçamento do Estado para 2021, que a Democracia poderia e deveria ganhar um novo fôlego. 27 de Outubro de 2020
Créditos Nuno Veiga / Agência LUSA OpiniãoProfessoresPrecariedade no enriquecimento curricular tem de parar! Uma realidade escondida pelo poder e por entidades privadas, do chamado sector social, que usam, exploram e descartam os seus trabalhadores 18 de Maio de 2020
Créditos António Cotrim / Agência Lusa OpiniãoEducaçãoBloqueio atinge profissionalmente a maioria dos docentes e investigadores Os professores e investigadores não esquecem e saberão premiar ou castigar quem teve a possibilidade de resolver problemas que condicionam a resposta que o serviço público de ensino e investigação pode dar. 1 de Março de 2019
Créditos VN / AbrilAbril OpiniãoProfessoresUps! Os professores, como sempre fizeram, não vão desistir. Bem, há quem desista, mas isso não é motivo de orgulho. Certo? 30 de Novembro de 2018
Créditos Fonte: Sindicato de Professores da Madeira (SPM) / OpiniãoProfessoresA situação dos professores A verdade e a mentira sobre a resolução de um problema que o governo quer adiar ou não resolver. 21 de Setembro de 2018
Créditos / BancodaSaude OpiniãoProfessoresFlexibilidade curricular numa autonomia condicionada Os aspectos positivos da recente legislação para a autonomia das escolas e a gestão do currículo são condicionados pelo elevado número de alunos por turma e a elevada carga horária dos professores. 30 de Julho de 2018
Créditos / OpiniãoEducaçãoPor uma política de Paz e Não-Violência nas Escolas Os últimos dias, pela visibilidade e importância que estes acontecimentos têm, obrigam-nos a perguntar: que fiz eu para evitar que a violência física, psicológica e verbal faça parte das nossas vidas? 18 de Maio de 2018
Créditos Paulo Novais / Agência LUSA OpiniãoensinoEnsino público, ensino privado: o caminho da justiça Vimo-los manipulando pais e estudantes contra a Escola Pública. Durante largos anos estiveram à rédea solta no ensino. São exemplo das perniciosas consequências do «bloco central». Segue a justiça. 12 de Abril de 2018
Créditos ISTP2018 / OpiniãoEducaçãoAos professores aquilo a que têm direito Portugal participou pela primeira vez na ISTP em 2017, em Edimburgo, de onde saíram compromissos acordados mutuamente. Um ano depois, a Cimeira de Lisboa faz o balanço – e não é elogioso para o governo português. 28 de Março de 2018
Créditos António Cotrim / Agência Lusa OpiniãoProfessoresPorque são as instituições de ensino superior público contra o PREVPAP? O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas pressiona o Governo para que este impeça os docentes e investigadores de recorrerem ao Programa de Regularização de Vínculos na Administração Pública. A razão desta oposição não é lisonjeira para os reitores. Saiba porquê. 14 de Fevereiro de 2018
Créditos OPERA Design Matters / Wiki Commons OpiniãoEnsino SuperiorEnsino Superior: autonomia, um problema ideológico A estratégia do governo é cada vez mais clara: dificultar a gestão de dinheiros públicos pelas instituições de ensino superior que decidam manter-se como absolutamente públicas. 26 de Janeiro de 2018
Créditos Tiago Petinga / Agência Lusa OpiniãoProfessores2017/18: compromisso do Governo com Professores e a Escola Há dois aspectos que devem fazer parte dos balanços de final de ano, em 2017, sobre Educação. Um é aquele que diz respeito às carreiras profissionais dos docentes e outro à manutenção de baixas perspectivas de alteração das condições de trabalho. 30 de Dezembro de 2017
Créditos Nuno Veiga / Agência LUSA OpiniãoProfessoresO Governo/ME é fora-da-lei e nada acontece? Ao contrário do que o Ministério da Educação tem vindo a afirmar, as suspeitas levantadas pela Fenprof eram mais que justificadas, estando agora, perante os factos, em incumprimento em relação à lei que ele próprio impôs, concorde-se ou não com ela. 29 de Outubro de 2017
Créditos / Jotta Club OpiniãoÉ preciso cuidar dos nossos professores O principal problema do sistema, actualmente, serão os seus professores maltratados, desmotivados e desvalorizados. Não se olhar para ele como uma prioridade é um erro político grave. 18 de Outubro de 2017
Créditos António Cotrim / Agência Lusa Opinião2018: Tempo de resolver problemas 2017 fica marcado, na área da Educação, por não ter sofrido retrocessos, mas principalmente por não se poder dizer que houve progressos assinaláveis. É neste contexto que a apresentação, pela FENPROF, de um conjunto de medidas para serem adoptadas para 2018 tem uma importância crucial 1 de Agosto de 2017
Créditos / Diário de Coimbra OpiniãoHá precariedade e exploração na Ciência e Ensino Superior Para os professores do ensino superior, este é um assunto de discussão e que apela à mais alargada solidariedade entre todos eles. E porquê? 4 de Julho de 2017