|lutas sindicais

Assinado acordo intercalar na CP

A reunião desta terça-feira, entre a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações e o secretário de Estado das Infraestruturas, levou à retirada do pré-aviso de greve para esta quarta-feira.

 O plano de modernização da Linha do Oeste foi anunciado em 2016
Greve desconvocada na CP após acordo entre a empresa e a FectransCréditos / Gazeta das Caldas

Nos termos do acordado, segundo os sindicatos, os trabalhadores terão, no mínimo, uma actualização salarial intercalar na ordem dos 50 euros/mês «e a negociação continuará já no mês de Junho, para as questões das carreiras profissionais».

Entretanto, são também actualizados o valor fixo da fórmula do prémio de revisão (de 4,41 euros para 6,20), o abono de itinerância pessoal móvel (7.30 euros) e as ajudas de custo por repouso fora da sede: entre as 6 e as 18 horas – 27,50 euros; superior a 18 horas – 30,00 euros.

A FECTRANS sublinha ainda que a CP se comprometeu a apresentar um documento com respostas a algumas das questões, nomeadamente as de condução de material motor em parque, «a redução da carga horária nas estações e a possibilidade de coincidir mais descansos com o sábado e domingo». Por outro lado, o secretário de Estado afirmou que a CP tem toda a autonomia e indicação para resolver todas as situações relativas a condições de trabalho.

O secretário de Estado das Infraestruturas, segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), assumiu o compromisso de realizar «reuniões com as organizações sindicais, na primeira quinzena de Junho, para discutir todas as questões relativas à ferrovia».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui