Trabalhadores desta empresa do sector agrícola sediada no Pinhal Novo estiveram ontem, ao início da tarde, concentrados em frente ao Tribunal do Comércio de Setúbal, no momento em que decorria a assembleia de credores da Sociedade Agrícola de Rio Frio, onde se iria proceder à votação de um plano de insolvência.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul), esta acção dos trabalhadores ampliou «a posição dos representantes dos trabalhadores na assembleia», que exigiram alternativas ao plano de insolvência.
Este plano prevê o despedimento de 44 trabalhadores, para além de «colocar em causa a permanência destes nas habitações daquela importante unidade agropecuária e turística, sediada no concelho de Palmela e cujo território se estende também no concelho de Alcochete», referiu o sindicato.
Apesar de os representantes dos trabalhadores e os sindicatos terem votado contra o plano de insolvência, este foi aprovado pelo posicionamento dos dois maiores credores: a Parvalorem, empresa do Estado que gere activos oriundos do ex-BPN, e o Millenium BCP, banco que comprou a dívida da Herdade de Rio Frio à Segurança Social e ao fisco.
O SITE Sul informou que irá marcar um plenário de trabalhadores para discutir novas acções a desenvolver «em defesa dos postos de trabalho e das habitações onde vivem dezenas de famílias».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui