Na sua intervenção final, o secretário-geral da CGTP-IN afirmou que a luta dos trabalhadores para a subida do Salário Mínimo Nacional em 2019 vai ser em torno de 650 euros.
A proposta contrasta com a do PS, que já anunciou pretender subir o salário mínimo em 2019 mas que não deve passar dos 600 euros, mais 20 que o actual salário de 580 euros, introduzido no início do ano.
Uma proposta superior da CGTP-IN já era esperada, depois das afirmações recentes de Arménio Carlos de que «os 600 euros, neste momento, são profundamente insuficientes». Sobretudo tendo em conta o aumento do volume de negócios do tecido empresarial português e a actual «boa situação económica» para se ir «mais longe».
«O Salário Mínimo Nacional ilíquido é de 580 euros e aquilo que está previsto é 600 euros em Janeiro do próximo ano. Fizemos as contas e isto dá uma actualização salarial de 67 cêntimos por dia», reiterou.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui