Psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, animadores socioculturais, mediadores, fisioterapeutas, técnicos de serviço social entre outros profissionais que compõem a categoria de técnico superior e técnico especializado de educação exigem a valorização das funções na Escola Pública.
Estes trabalhadores, grandes responsáveis pelas dinâmicas de inclusão social dentro do serviço público de ensino, sofrem com a mobilidade geográfica, a instabilidade no emprego e a desvalorização das carreiras.
Numa nota à imprensa, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais afirma que «o ministério da Educação, não apresenta qualquer solução para a resolução dos problemas. (...) E não promove a integração, já prometida, de mais de 2000 técnicos especializados» que exercem funções permanentes mesmo com contratos a termo.
A concentração nacional está marcada para às 15h desta sexta-feira. Lá os trabalhadores exigirão ao ministério a abertura de um «processo negocial colectivo para a construção de soluções para estes problemas, sob pena de saírem prejudicados os trabalhadores e a Escola Pública».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui