|acidentes de trabalho

Mais de 200 acidentes de trabalho em 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) registou este ano mais de 200 acidentes de trabalho mortais ou graves, metade do valor registado no total do ano passado, segundo dados oficiais.

Acção de inspecção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT)
A contabilização dos acidentes de trabalho foi feita com base naqueles que foram objecto de acção inspectiva da ACTCréditosPaulo Novais / Agência LUSA

De acordo com os dados da ACT, actualizados a 31 de Julho, foram registados nos primeiros sete meses do ano 62 acidentes de trabalho com vítimas mortais e 142 acidentes de trabalho considerados graves, sendo que nos últimos três anos, a ACT registou mais de 400 acidentes com vítimas mortais.

Por distrito, o maior número de registos foi no Porto (12), seguido por Braga (9), Lisboa (8) e Aveiro (5).

O sector de actividade mais atingido foi o da construção, com 19 acidentes com vítimas mortais, seguido pelas indústrias transformadoras (16).

Quanto aos acidentes de trabalho considerados graves, por distrito, o maior número de registos foi em Lisboa (31), seguido por Porto e Braga (19) e Leiria (17).

Já por sector de actividade, ao contrário do que acontece com os acidentes de trabalho mortais, nos acidentes graves o mais afectado foi o sector das indústrias transformadoras (54). Só depois aparece a construção, com 30 casos.

Os dados referem-se apenas aos acidentes de trabalho objecto de acção inspectiva no âmbito da actuação da ACT.

A ACT define como acidente de trabalho aquele que ocorre no local e no tempo de trabalho e produza directa ou indirectamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou a morte.

São também considerados acidentes de trabalho os acidentes de viagem, de transporte ou de circulação, nos quais os trabalhadores ficam lesionados, e que ocorrem por causa ou no decurso do trabalho, ou seja, quando exercem uma actividade ou realizam tarefas para o empregador.

Com Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui