«Este acordo permite integrar todos os trabalhadores do Acordo de Empresa [AE] e cria as condições para se eliminar a conflitualidade existente», afirma o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagem, Transitário e Pesca (SIMAMEVIP/Fectrans/CGTP-IN) em nota à imprensa.
Desde Fevereiro de 2019 que os sindicatos representativos dos trabalhadores da Portway estavam em conversações com a empresa, com vista à negociação de um acordo que desse resposta às aspirações dos trabalhadores.
Segundo a estrutura sindical, esse objectivo foi atingido a 23 de Julho, o que tinha permitido, de imediato, o descongelamento das carreiras com retroactivos a Janeiro de 2019, pagas no mês de Agosto, bem como o fim do banco de horas.
No entanto, não foi possível a assinatura desse AE, o que levou a «um acréscimo substancial de conflitualidade», refere a nota, acrescentando que o sindicato se manteve «firme» na intenção de assinar o acordo.
«Reafirmamos que consideramos este novo AE melhora substancialmente as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores da Portway, sendo, sem sombra de dúvidas, globalmente mais favorável do que o anterior», pode ler-se na nota.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui