O protesto, convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), culminou numa concentração em Viana do Castelo, com desfile até às instalações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) naquela cidade.
Os trabalhadores protestam contra a decisão das misericórdias do distrito de aplicar aos sócios do CESP um acordo colectivo de trabalho com direitos inferiores aos que constam na portaria de regulamentação de trabalho nas instituições particulares de solidariedade social, nomeadamente em matérias como o pagamento de diuturnidades.
O CESP tem vindo a pedir a intervenção da ACT face a esta e a outras situações, como o «incumprimento de regras da organização do tempo de trabalho», refere a resolução aprovada pelos trabalhadores no final do desfile desta manhã.
Exigem ainda o aumento geral dos salários, o «pagamento em dobro do trabalho normal prestado em dia feriado», a contratação de mais trabalhadores e o reconhecimento de 25 dias de férias anuais.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui