Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Casa da Música

Trabalhadores da Casa da Música lamentam desinteresse do Conselho de Administração

Profissionais e CENA-STE, indignados com «o pouco interesse mostrado» pelo novo Conselho de Administração (CA) no Acordo de Empresa, fazem votos para que aquele «reconheça rapidamente este objectivo como prioritário».

CréditosAntónio Amen

Num comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE/CGTP-IN) diz que aguarda há mais de um ano a participação da administração no processo negocial do Acordo de Empresa (AE). O documento foi apresentado em Abril de 2023 e desde então só ocorreram duas reuniões, tendo uma delas sido «para estipular um protocolo que limitava as reuniões a uma única por trimestre».

Os adiamentos dos encontros são constantes e as propostas de facto apresentadas pela Casa da Música não respondem às necessidades de quem lá trabalha, dando relevo apenas a «assuntos gerais e não prioritários».

O CENA-STE afirma que mesmo com as «promessas feitas no início do seu mandato», o CA promoveu medidas de correcção salariais sem expressividade e sem disponibilidade para discutir as alterações antes de as aplicar, criando novas injustiças nos recebimentos.

Além de não poderem contar com a participação do CA para o AE, os trabalhadores também vivenciam outras situações que confrontam com os seus interesses. No comunicado, relatam processos de recrutamento para novos trabalhadores em que são chamados consultores externos para realizar as entrevistas; não são divulgados os critérios de avaliação; não disponibilizadas as listas de ordenação; são cancelados concursos sem motivo aparente e não são fundamentadas essas decisões mesmo após a solicitação de mais de 50 profissionais em conjunto.

«Há ainda muito a fazer para que a Casa da Música tenha uma boa política de recursos humanos, alinhada com a alta qualidade profissional dos seus trabalhadores.» A fim de ver o AE retomar as negociações, a estrutura sindical termina o comunicado por fazer votos de que o novo CA — eleito no passado dia 23 de Julho — «reconheça rapidamente este objectivo como prioritário do seu mandato».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui