Em declarações ao AbrilAbril, Joaquim Ribeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA/CGTP-IN) é assertivo: «Esta é uma batalha que foi ganha graças à luta dos trabalhadores».
Depois dos protestos de Abril e Junho, os trabalhadores encontravam-se há cinco semanas consecutivas em protesto, todas as quintas-feiras, prometendo não desmobilizar até que fossem homologados pelo Governo os pareceres positivos da Comissão de Avaliação Bipartida (CAB), no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos à Administração Pública (PREVPAP).
Agora, assegura o dirigente, «importa manter a pressão para que os concursos sejam abertos pelo LNEC e para que estes trabalhadores vejam concretizada a contagem do tempo de serviço para efeitos de reposicionamento e progressão na carreira».
Na sequência da notícia desta quinta-feira, o sindicato, acompanhado de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, e de Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (CGTP-IN), reuniu com o ministro das Infraestruturas que deu garantias em relação aos próximos passos.
Joaquim Ribeiro adianta que o ministro se comprometeu a reunir com o presidente do LNEC a fim de lhe transmitir que «os concursos devem ser abertos o mais rapidamente possível», acrescentando que «está nas mãos do LNEC resolver a situação dos seus investigadores».
O sindicato vai também solicitar uma reunião com a direcção do laboratório. Além de insistir no justo reposicionamento dos profissionais, pretende esclarecer o que se fará para as diferentes situações em que se encontram os investigadores, conforme o seu grau académico, decorrentes de uma imposição que foi feita pelo Governo e em relação à qual o sindicato não esteve de acordo.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui