A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN (USS) denuncia que a gestão que o grupo Arriva tem vindo a efectuar nos Transportes Sul do Tejo (TST), tem degradado o serviço prestado. Acusa ainda, num comunicado de imprensa, que a empresa tem «tentando virar utentes contra trabalhadores dos TST, com a finalidade de esconder os seus actos de gestão prejudiciais ao bom funcionamento da empresa».
A estrutura sindical enumera diversas razões para a degradação do serviço. A frota degradada, tendo em conta que a média diária são mais de 90 autocarros imobilizados por avaria e mais de 15 desempanagens, é uma delas.
«A média diária são mais de 90 autocarros imobilizados por avaria e mais de 15 desempanagens»
O resultado de tal gestão tem como consequência a ausência de cumprimento do serviço programado (fixado nos horários) que leva a que «milhares de utentes fiquem privados dos transportes».
A USS acusa ainda a empresa de responder «falaciosamente» perante as reclamações dos utentes, argumentando que o serviço não se realiza devido à falta de motoristas. A nota informa que o que se verifica é a falta de autocarros, que estão imobilizados por avaria e por falta de recursos humanos no sector de manutenção dos TST, alertando ainda para a situação de precariedade do recurso a trabalhadores estagiários para a resolver a falta de mecânicos e electricistas, em vez da efectiva contratação. Estimam que faltam «cerca de duas dezenas de trabalhadores nesta área». Tendo em conta esta situação, a USS revela que são dezenas de motoristas que todos os dias se apresentam ao serviço e não têm viatura para trabalhar.
Para além do que é reportado, a nota alerta ainda para os baixos salários dos trabalhadores, que são de 600 euros.
A União dos Sindicatos de Setúbal demonstra a sua preocupação e alerta para o facto de tal gestão estar a «degradar um serviço público entregue a uma empresa privada, serviço este que visa a mobilidade da população e não o seu encarceramento em casa por falta de um serviço que deve estar acessível à população da península de Setúbal».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui