|China

China gasta mais com investigação e desenvolvimento

A despesa com investigação e desenvolvimento (I&D) na China foi superior a 3,6 biliões de yuans (mais de 474 mil milhões de euros) em 2024, um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior.

Trabalhadores da China State Construction Engineering Corp trabalham no projecto de uma autoestrada em Wuhan, província de Hubei, em Janeiro de 2024 Créditos / China Daily

A informação relativa aos grandes esforços do país asiático para apoiar a inovação tecnológica foi divulgada esta quinta-feira pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNS).

A despesa referida – mais 3,6 biliões de yuans (acima de 474 mil milhões de euros) –  representou 2,68% do produto interno bruto (PIB) da China em 2024, um aumento de 0,1 pontos percentuais face a 2023.

«As políticas favoráveis ​​melhoradas, o cenário diversificado de investimento e a maior participação empresarial proporcionaram um apoio robusto ao crescimento sustentado dos gastos em I&D», disse Zhang Qilong, do GNS.

Graças à promoção contínua da inovação, a despesa da China em I&D mantém-se como a segunda a nível mundial, refere a Xinhua.

A mesma fonte revela que a intensidade de 2,68% em I&D colocou a China em 12.º lugar entre os principais países do mundo, acima da média dos países da União Europeia (2,11%) e aproximando-se dos 2,73% da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Outro aspecto destacado foi o do investimento particular em investigação básica, que aumentou 10,5% o ano passado, chegando 249,7 mil milhões de yuans (6,91% do total das despesas em I&D).

«Nos últimos anos, a China atribuiu grande importância à investigação básica, tendo feito progressos significativos na construção de grandes aparelhos e infra-estruturas científicas, com uma série de realizações originais em áreas como a tecnologia quântica, as ciências da vida, a ciência dos materiais e a ciência espacial», afirmou Zhang.

Reforço da inovação empresarial

O investimento em I&D das 500 principais empresas chinesas aumentou 14,89% em comparação com o ano anterior, chegando a 1,81 biliões de yuans (cerca de 238 mil milhões de euros) em 2024, o nível mais elevado desde 2002.

Como resultado deste reforço no sector, no final de 2024 as empresas chinesas detinham 3,5 milhões de patentes de invenção válidas – mais de 73% do total nacional, segundo revelou a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China.

O resultado deste investimento fica também patente no aumento significativo da produção industrial em 2024, nomeadamente de carros eléctricos (51,1%), robôs industriais (29,3) e circuitos integrados (8,7%), de acordo com o GNS.

Por seu lado, o investimento das empresas estatais centrais em investigação e desenvolvimento foi de 1,1 biliões de yuans (mais de 144 mil milhões de euros) em 2024, ultrapassando o patamar de um bilião de yuans pelo terceiro ano consecutivo, divulgou a Comissão de Supervisão e Administração de Activos Estatais do Conselho de Estado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui