|Saara Ocidental

UBI discute ocupação do Sahara Ocidental

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, acolhe na próxima terça-feira, pelas 14h30, uma conferência sobre o Sahara Ocidental e a luta do seu povo pela autoderminação.

Na década de 80, o governo marroquino construiu um muro fortificado que divide o Sahara Ocidental e o seu povo em dois
Créditos

A organização da iniciativa está a cargo do Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, em parceria com a Fundación Sahara Occidental e Por Un Sahara Libre.

São oradores confirmados Sidi Mohamed Balla, ex-preso político e membro da Associação Saharaui de Presos e Vítimas de Desaparecimento Forçado (Afrapedesa); José Manuel de La Fuente, advogado e presidente da Fundación Sahara Occidental (FUSO) e Isabel Lourenço, activista de Direitos Humanos, membro da FUSO e colaboradora de Por Un Sahara Libre.

O texto de apresentação da iniciativa denuncia o facto de o Sahara Ocidental ser o país com «o maior muro de separação do mundo, construído pelo ocupante ilegal, Marrocos, com uma extensão de 2720 quilómetros, e o território mais minado per capita», a nível mundial.

Os promotores acrescentam que esta reunião é uma oportunidade de falar de um tema «pouco conhecido da população portuguesa», o da subjugação do Sahara Ocidental e do seu povo.

A participação na conferência é gratuita. Os interessados devem inscrever-se através do email [email protected].

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui