A presidir ao encontro, que decorreu esta quinta-feira na província de Thua Thien-Hue (Centro do Vietname), estiveram os vice-directores dos departamentos da polícia criminal vietnamita, coronel Vu Van Dau, e chinesa, coronel Chen Shiqu, indica a Vietnam News Agency (VNA).
Na conferência foi dito que, recentemente, os criminosos do tráfico de pessoas intensificaram as suas actividades ilegais ao longo da fronteira comum, aproveitando os tradicionais laços económicos, sociopolíticos e culturais entre os dois países, bem como as suas políticas de dinamização da abertura económica e da integração internacional.
Entre Dezembro de 2020 e o início de 2024, o Vietname detectou mais de 100 casos de tráfico de pessoas para a China, que envolveram mais de 200 suspeitos e quase 200 vítimas, refere a fonte.
Explorando os avanços em tecnologia da informação, os traficantes costumam utilizar nomes, idades, moradas e fotografias falsas para fazer amizade com as vítimas, prometendo-lhes empregos lucrativos no estrangeiro e riqueza, entre outras coisas, de modo a atraí-las para a China.
Só nos primeiros seis meses, a polícia criminal vietnamita incriminou 20 pessoas suspeitas em nove novos casos de tráfico, acrescenta a VNA a propósito do encontro celebrado em Thua Thien-Hue.
As autoridades prevêem que a questão do tráfico de pessoas do Vietname para China se mantenha complexa e que, inclusive, aumente no futuro próximo.
De modo a prevenir este crime com maior eficácia, as polícias criminais vietnamita e chinesa decidiram manter uma cooperação estreita, bem como «tomar medidas coordenadas e drásticas» com vista ao combate do tráfico humano em cada um dos países.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui