Celebrar, defender e afirmar Abril, este foi o mote em todo o país para as várias celebrações populares que ocorreram. Mais do que sessões evocativas, a adesão popular demonstrou que o espírito de Abril continua bem enraizado nas sociedade portuguesa e que, independentemente de uns quantos que desejem um regresso ao passado, há quem lute pelo futuro.
Em Lisboa, o mote «25 de Abril, agora e sempre! Fascismo nunca mais!» serviu de convocatória para o tradicional desfile que teve início às 15 horas no Marquês de Pombal e que percorreu a Avenida da Liberdade. O desfile organizado pela Comissão Promotora conteve diversas associações, organizações representativas dos trabalhadores, organizações de juventude, entre outras.
Na capital do país, mas pela manhã, aconteceu a tradicional Corrida da Liberdade, cuja organização contou com a participação da Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa, da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e da Associação 25 de Abril.
Na cidade do Porto, logo às 10 horas da manhã, na Praça General Humberto Delgado, houve jogos tradicionais e às 14 horas uma homenagem aos resistentes antifascistas na antiga sede da PIDE. Logo depois realoizou-se um desfile que partiu do Largo Soares dos Reis até à Avenida dos Aliados, local onde aconteceram concertos evocativos da data.
Por todo o país o espírito foi o mesmo. Em Almada houve um desfile às 10 horas na Praça S. João Baptista; em Coimbra, às 15 horas, houve uma manifestação da Praça da República até ao Pátio da Inquisição; em Viana do Castelo um desfile que começou às 15 horas na Escola Secundária de Monserrate; em Aveiro também decorreu um desfile com o ponto de encontro marcado para as 14h30 na Escola Secundária Mário Sacramento.
No mesmo sentido seguiu Viseu com um desfile da Santa Cristina ao Rossio às 14h30; já Braga, com uma concentração e desfile às 14h30, na Arcada e Santarém às 16h00 no Jardim da República. No sul do país, em Faro, decorrereu ainda uma manifestação às 16h00 no Jardim Manuel Bivar; e em Évora aconteceu uma concentração e uma marcha às 10 horas que foi da Praça Giraldo até ao Parque Infantil.
Leiria teve um desfile às 15 horas, na Vila de Monte Redondo e Bragança uma concentração na Praça da Sé às 9h00 seguida de uma caminhada. Já Vila Real teve uma concentração com momentos culturais às 15 horas no Jardim da Carreira e Castelo Branco uma arruada ontem às 21 horas.
Nas ilhas, em Ponta Delgada houve uma concentração e marcha do Largo Camões às Portas da Cidade, e às 13h30, no Funchal, realizou-se uma marcha às 15 horas no centro cívico.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui