|Escola Pública

«Agarra o que é teu!» é o mote para lutar por uma Escola Pública melhor

Dados os problemas crónicos da Escola Pública, o Movimento Voz aos Estudantes lançou um abaixo-assinado que visa dar corpo à luta contra as condições a que os estudantes estão expostos. «Agarra o que é teu!» é o mote que dá o pontapé de saída. 

Créditos / Voz aos Estudantes

São já cinco as escolas que subscreveram um abaixo-assinado que demonstra a disponibilidade dos jovens para lutar. A lista de reivindicações é grande, mas maior ainda é o descontentamento, assim como a vontade de transformar a realidade e por essa mesma razão o mote é «Agarra o que é teu!».

Com a certeza de que a política do PS não resolveu os problemas e antes criou condições para que esses aumentassem, o Movimento Voz aos Estudantes lançou um abaixo-assinado a nível nacional que procura com que os estudantes agarrem o que é seu por direito: uma Escola Pública, gratuita, democrática e de qualidade. 

A lista de reivindicações ainda é longa e no documento que está a circular pelo país pode ver-se a revolta dos jovens que não se conformam: «Todos os dias, nas nossas escolas, somos confrontados com a falta de financiamento, a despreocupação e a desvalorização da Escola Pública, com os entraves que isso coloca aos nossos percursos escolares e vida em geral».

Para o Movimento estudantil, é recorrente a falta de funcionários e professores, à qual se acrescente a desumana sobrecarga horária, as precárias condições materiais ou a injustiça dos exames nacionais que «servem apenas como meio para dificultar o acesso ao Ensino
Superior e para acentuar as desigualdades entre os estudantes». 

Se tal parece pouco, os estudantes não desarmam e aumentam o leque de problemas dando também a nota da falta de transportes públicos, algo que obriga a que se acorde mais cedo para apanhar o único autocarro que passa de manhã; a ficar até mais tarde na escola; ou a sair mais cedo das aulas para conseguir voltar a casa.

Todos estes e mais problemas «não são aceitáveis», segundo o Voz aos Estudantes e os jovens que subscrevem o documento dizem, assim, que querem a «mudança», que querem «os valores de Abril»! e que querem ver seus «direitos e conquistas respeitados». 

É por tudo isso que, no ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, de acordo com a nota de imprensa, «os estudantes mobilizam-se mais uma vez na defesa da Escola Pública». 

Além do abaixo-assinado, o Movimento Voz aos Estudantes informa que essa mobilização se fará também em torno de acções de luta nas escolas durante o mês Março, a melhor forma de comemorar o Dia Nacional do Estudante que se assinala no dia 24 de Março. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui