|Manuel Gouveia

Agradecimentos por mais um aumento nos Correios

Obrigado, Passos Coelho e Paulo Portas, obrigado, PSD/CDS, por terem privatizado os CTT. Com mais este aumento, muito acima da inflação, os preços já mais que duplicaram desde a privatização, e para compensar (os accionistas) a qualidade está cada vez pior.

Créditos / CTT

Perante mais um aumento do preço dos Correios (6,9% quando a inflação foi de 2,4%), é justo que façamos os justos agradecimentos a quem tanto contribuiu para este aumento, e para a profunda degradação do serviço que a acompanha. E é importante que façamos este agradecimento público, pois o dinheiro dos financiadores dos partidos não é infinito, e desta vez não veremos outdoors espalhados a dizer «Foi graças ao PS que o aumento das pensões foi só de 18€», «Agradeçam ao Chega o facto de a proposta do PCP de eliminação das portagens nas ex-SCUT não ter sido chumbada este ano».

Por isso, aqui vai:

Obrigado, Passos Coelho e Paulo Portas, obrigado PSD/CDS, por terem privatizado os CTT. Com mais este aumento, muito acima da inflação, os preços já mais que duplicaram desde a privatização, e para compensar (os accionistas) a qualidade está cada vez pior.

Obrigado, José Sócrates e António Costa, obrigado PS, por terem aceite colocar a privatização dos CTT na lista de empresas a privatizar como exigido pela Troika. Esperamos sinceramente que a justa recompensa de António Costa esteja a valer a pena. 

Obrigado, Pedro Nuno dos Santos, foste o mais à esquerda dos defensores da política de direita e das privatizações. Brilhante a forma como negociaste o novo contrato de concessão, sem o qual estes aumentos não seriam possíveis, inexcedível o contributo que deste para impedir que uma Assembleia da República composta por uma maioria de deputados teoricamente de esquerda aprovasse a reversão da criminosa privatização.

«Vejam a eficácia destes brilhantes gestores: em menos de 15 anos conseguiram vender ou oferecer todo o património público que ao longo de 500 anos foi estupidamente acumulado por gente que não sabia o que era um "sale and lease back" e muito menos um "steal a lot and more".»

Obrigado, Iniciativa Liberal, que todos os dias nos demonstras o quanto é superior a gestão privada. Quais 24 horas para entregar uma carta, isso era na União Soviética, agora chegam quando Deus quiser, que é mais rápido e mais liberal. E claro que o correio tem que aumentar, se é isso que o mercado quer, e o mercado são os accionistas dos CTT. Vejam a eficácia destes brilhantes gestores: em menos de 15 anos conseguiram vender ou oferecer todo o património público que ao longo de 500 anos foi estupidamente acumulado por gente que não sabia o que era um «sale and lease back» e muito menos um «steal a lot and more».

Obrigado, Chega, que demonstraste que a culpa da destruição do serviço público postal não é da privatização, é das cartas com selos estrangeiros, que atrasam o serviço, e roubam espaço à entrega de correio português.     

Obrigado, ainda à comunicação social tão eficazmente dominada. O vosso apoio à privatização, as sistemáticas entrevistas a promover o CEO do vosso anunciante, o cuidadoso ignorar nas agendas da realidade do serviço postal e das causas dessa realidade. É um trabalho quase científico, sem o qual estaria em causa a liberdade de meia dúzia viverem à custa do povo português.   

Já vai longa a lista, mas há tanta gente mais que merece ser agraciada, gente sem a qual este aumento não teria acontecido, nem teria sido possível criar com sucesso mais um banco privado, este dito postal, implantado com os recursos, os equipamentos e as receitas do CTT e contribuindo para a eficaz destruição do serviço postal. Gente como Marcelo de Rebelo de Sousa, Luís Montenegro, aquela senhora das privatizações que agora foi para a Comissão Europeia, e o ministro Pedro Marques, que também deu uma ajuda, sim senhor.

Obrigado a todos por este aumento. Façam agora o outdoor a pedir os votos pelo belo serviço que fizeram. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui