Créditos / CM OpiniãoManuel GouveiaNão, há 50 anos não era bom! O cartaz do Chega com as caras de Sócrates e de Montenegro tem um alvo muito preciso, quase subliminar, que não está nem nas ditas caras nem na discussão que o seu uso provocou. Está na ideia «Há 50 anos», que é lida como «Há 50 anos é que era bom... não havia corrupção». 31 de Março de 2025
Créditos António Cotrim / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaRuído e bilha do gás – dinheiro público, lucros privados – governar é isto? Em ambas as situações o governo expôs a verdadeira essência da sua política: proteger sempre os interesses do grande capital, produzir linhas de propaganda e subsídio-dependência para continuar a receber votos de quem é frontalmente prejudicado pela sua política. 12 de Março de 2025
Créditos Rui Minderico / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaFertagus – E corrigir o modelo, não? Quando, em 2019, a Fertagus percebeu que a alternativa era entre ser-lhe retirada a concessão, integrando a oferta na rede da CP Lisboa, ou aceitar integrar o passe social, optou pela segunda hipótese. 8 de Março de 2025
Créditos José Coelho / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaO valor da TAP – velhas e novas mistificações Como a TAP dá lucro (173 milhões em 2023), ela tem valor X para um privado. Para o povo português e para o Estado português não tem esse valor, não é fundamentalmente para obter lucros que o Estado tem uma empresa de aviação. 21 de Fevereiro de 2025
Créditos Mario Cruz / Agência Lusa OpiniãoManuel Gouveia Quando só 3% das multas da AdC são pagas A realidade é que a concentração monopolista também coloca à volta dos grandes grupos económicos um exército de mercenários, pagos a peso de ouro, para os defender nos tribunais. 14 de Fevereiro de 2025
Créditos António Pedro Santos / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaA Brisa para eles, a tempestade para nós Para satisfazer as necessidades da Brisa está aberto um novo período de renegociação da concessão. Para quê? Para arranjar a desculpa que permita prolongar o contrato de concessão. 8 de Fevereiro de 2025
Créditos / NiT OpiniãoManuel GouveiaO muro ou a liberalização do Sado Um dia, com a legitimidade que só o povo tem, com a força que só a luta lhe dá, o muro será derrubado e a praia voltará a ser de todos, voltará a ser democrática e livre. 4 de Fevereiro de 2025
Créditos André Kosters / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaQuando as leis são estupidamente perversas O subfinanciamento crónico das empresas públicas tem um objectivo: colocar as suas contas a dar prejuízo para facilitar o processo de privatização. Quando são hospitais transformados em empresas, o crime ganha outras dimensões. 1 de Fevereiro de 2025
Créditos António Cotrim / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaO TVDE em Portugal, 10 anos depois da liberalização É preciso ter claro que as multinacionais estão medianamente satisfeitas, mas querem mais. Elas almejam controlar todo o sector, o que implica destruir o que resta do sector do táxi, forçando-o à progressiva assimilação pelas plataformas. 30 de Janeiro de 2025
Créditos Tiago Petinga / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaDecisões para gerações Das duas, uma, ou o ministro não leu a proposta da Vinci, entregue em Dezembro de 2024, e assinou a resposta do Governo sem a ler, ou julga que mais ninguém leu. 23 de Janeiro de 2025
Créditos José Coelho / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaCSR – usar os tribunais para burlar o Estado Está em curso uma verdadeira burla contra o Estado, protagonizada pelas gasolineiras e por grandes clientes de combustível, apoiada em firmas de advogados que até fazem anúncios para atrair clientes para a burla. 21 de Janeiro de 2025
Créditos / CTT OpiniãoManuel GouveiaAgradecimentos por mais um aumento nos Correios Obrigado, Passos Coelho e Paulo Portas, obrigado, PSD/CDS, por terem privatizado os CTT. Com mais este aumento, muito acima da inflação, os preços já mais que duplicaram desde a privatização, e para compensar (os accionistas) a qualidade está cada vez pior. 15 de Janeiro de 2025
Créditos Tiago Petinga / Agência Lusa OpiniãoManuel GouveiaMais mentiras: o preço do novo aeroporto O que está a ser construído é a ampliação da Portela, contra os interesses nacionais e da população de Lisboa, enquanto publicamente se finge prosseguir um arrastado processo de decisão sobre a construção do novo aeroporto. 20 de Dezembro de 2024
Créditos / Getty Images para o People's Action Institute OpiniãoManuel GouveiaA morte do CEO Aconteceu o que se poderia chamar «uma falha na Matrix», que já estará a ser reparada, mas a verdade é que durante um dia lá tivemos direito a ser informados do que são – de facto – os seguros de saúde e os planos macabros para o nosso futuro. 10 de Dezembro de 2024