|50 anos do 25 de Abril

Amanhã inaugura-se o Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, inaugura-se este sábado o Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, data que coincide com os 50 anos da libertação dos presos políticos.

Créditos / Museu Nacional Resistência e Liberdade

Outrora uma prisão de alta segurança que visava conter os revolucionários antifascistas que lutavam por um Portugal novo, o Forte de Peniche está umbilicalmente ligado à longa noite fascista. Houve quem tentasse apagar a história, mas os que a quiseram expor, para que nunca mais se repita, foram muitos mais.

Amanhã, em todo o País, os núcleos da União de Resistentes Antifascistas Portugueses vão organizar excursões para a «celebração» e inauguração do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche.

O primeiro momento do programa ocorre entre as 10h00 e as 11h15, com uma passagem pelo monumento Libertadores e Libertados, junto à Estação da CP em Caxias, onde haverá uma curta cerimónia, com um momento cultural e intervenções.

Já em Peniche, pelas 14h30, há encontro marcado junto aos bombeiros para o início do desfile que percorrerá o centro da cidade, acompanhado pela centenária Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. O programa culmina às 15h00 com a intervenção de José Pedro Soares, Coordenador da URAP. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui