Com o protesto, convocado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), os manifestantes reclamaram o reforço das verbas destinadas ao sector, nomeadamente ao desenvolvimento da produção agrícola e florestal, no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).
Mas a defesa do Interior e do mundo rural também passa pela valorização dos serviços públicos, alertaram. A CNA exige que o seu reforço seja também considerado no OE2019.
Outra das principais reivindicações passa por um financiamento que permita que o Estatuto da Agricultura Familiar saia do papel e se traduza na vida dos pequenos agricultores, com o aumento dos seus rendimentos.
As respostas dadas pelo Governo à grave situação que atravessa a agricultura familiar e o mundo rural são consideradas insatisfatórias pela CNA, após dois anos em que o território nacional foi particularmente fustigado pelos incêndios florestais, vagas de calor e tempestades.
No final do protesto, os dirigentes da CNA que integraram as delegações que transmitiram as reivindicações dos agricultures à comissão parlamentar de Agricultura e ao gabinete do primeiro-ministro revelaram que ambas as instituições assumiram o compromisso de ouvir a CNA, nomeadamente no âmbito da discussão do OE2019 na especialidade.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui