|Agricultura

Governo corta apoio à electricidade verde

Trata-se, segundo os agricultores, de mais um duro golpe para a agricultura familiar, como se não bastasse a difícil situação que estão a viver.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) chama a atenção para os cortes de que estão a ser vítimas os pequenos e médios agricultores, ao verem reduzido de 20% «para apenas 10%» o apoio na factura da electricidade utilizada nas explorações agrícolas e pecuárias, também conhecida como electricidade verde.

A CNA denuncia também que, contrariamente ao anunciado pelo Ministério da Agricultura, «não estão a ser pagos aos agricultores os retroactivos desde Janeiro deste ano», considerando inaceitáveis estes cortes e atrasos numa altura em que na agricultura enfrenta «uma crise sem precedentes e em que os custos dos factores de produção, nomeadamente da electricidade, não param de aumentar».

Trata-se, segundo a CNA, de «mais uma machadada» do Governo nas explorações agrícolas familiares, «já discriminadas nas tão apregoadas ajudas de crise, que ou chegam tarde e mal ou, em grande parte dos casos, não chegam mesmo aos pequenos e médios agricultores».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui