|Parlamento Europeu

Grupos do PS, PSD e CDS tentam travar parecer sobre cortes nos fundos das pescas

Os grupos PPE (PSD e CDS-PP) e S&D (PS) na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu (PE) querem impedir um parecer do deputado do PCP João Ferreira, crítico aos cortes no sector.

Deputados no Parlamento Europeu, no decurso das votações durante a sessão plenária, em Estrasburgo. 7 de Fevereiro de 2018
CréditosPatrick Seeger / EPA

Os dois grupos maioritários, do Partido Popular Europeu e dos Socialistas e Democratas, estão a tentar impedir a concretização do parecer da Comissão das Pescas ao orçamento da União Europeia de 2021 a 2027, cuja redacção foi entregue ao deputado do PCP João Ferreira.

Em causa estão cortes que, no caso do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, representam menos 14 milhões de euros para o sector, segundo uma nota do gabinete de imprensa dos deputados do PCP no PE.

A atribuição da elaboração do parecer a João Ferreira «constitui uma oportunidade para, através de um diálogo com o sector ao nível nacional, apontar os aspectos mais negativos da proposta da Comissão Europeia relativamente ao sector das pescas, propondo alterações que defendam o sector, em especial o segmento da pesca de pequena escala artesanal e costeira, e as comunidades costeiras», destacam os comunistas portugueses.

A intenção «inusitada» de travar o parecer deverá ser discutida na próxima reunião dos coordenadores dos vários grupos na Comissão das Pescas do PE, agendada para amanhã.

Os deputados do PCP, apesar de considerarem que os fundos estruturais e de coesão «nunca compensaram o impacto negativo das políticas comuns» da União Europeia, afirmam estar comprometidos em procurar alterar a proposta que «resultará em ainda mais significativos prejuízos para o sector» e que «não deixarão de se bater com firmeza pela defesa do sector das pescas e dos interesses nacionais».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui