O Auditório dos Salesianos de Évora, na cidade alentejana, recebe, no próximo dia 21, mais de duas centenas de pessoas de vários pontos do País, que se juntam para debater «a situação actual das pessoas com deficiência em Portugal».
Representando diversas organizações, os participantes no 28.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência «trarão testemunhos e contributos sobre os temas centrais das preocupações das pessoas com deficiência, como o emprego, a saúde, a educação, os apoios sociais e o acesso aos direitos», refere a CNOD numa nota de imprensa.
Estas questões assumem maior premência «numa fase em que as pessoas com deficiência atravessam bastantes dificuldades devido ao aumento do custo de vida», sublinha.
O programa de trabalhos divulgado pelo organismo começa logo pela manhã, às 10h30, com um momento cultural, a que se segue a sessão de abertura (11h) e o primeiro espaço de debate (11h15).
Depois do almoço (13h), haverá novo espaço de debate (15h), a que se segue o período devotado a conclusões e encerramento (17h15).
No documento divulgado esta semana, a Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência – que representa 41 associações, com milhares de filiados, e engloba todos os tipos de deficiência – defende que a realização do encontro é «imprescindível como momento de união do movimento associativo».
Se o evento se constitui como propício à análise das «situações relevantes» para as pessoas com deficiência, ele é igualmente um «momento de partilha» e de afirmação das reivindicações, «sendo por isso determinante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência», destaca a CNOD.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui