|PCP

PCP: 100 anos, 100 acções

O PCP realiza ao longo da próxima semana um conjunto de iniciativas para assinalar os seus 100 anos, cujo ponto alto será a 6 de Março, sábado, dia em que se assinala o centenário.

Sob o lema «100 anos, 100 acções», os comunistas vão assinalar o centenário do PCP, por todo o País, através de várias iniciativas que envolvem o contacto com os trabalhadores e a população, nomeadamente, a 6 de Março, no Rossio, que contará com a participação de Jerónimo de Sousa e será antecedida de um desfile de 100 militantes do PCP e da JCP.

O dia 2 de Março será dedicado a homenagear os «heróis caídos na luta», para evocar as dezenas de militantes comunistas, homens e mulheres, «assassinados pela ditadura fascista», ou, após o 25 de Abril, «na resistência à contra-revolução e na defesa das conquistas da Revolução».

Assim, o PCP irá promover iniciativas em diversos locais simbólicos: em Lisboa, no cemitério do Alto de São João, no monumento às vítimas do Tarrafal, e, em Alcântara, junto à placa alusiva a José Dias Coelho, assassinado em 19 de Dezembro de 1961; em Baleizão (Beja), no memorial a Catarina Eufémia, assassinada a 19 de Maio de 1954; na Estrada de Bucelas (Loures), no local onde Alfredo Diniz (Alex) foi assassinado, em 4 de Julho de 1945 e, no Escoural (Montemor-o-Novo), junto ao monumento a Caravela e Casquinha, assassinados em Setembro de 1979.

Na quinta-feira, dia 4, o jornal Avante! terá uma edição especial, que inclui um suplemento dedicado ao percurso do PCP ao longo dos seus 100 anos de luta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui