|OE2018

Votação do Orçamento do Estado para 2018 na especialidade, na Assembleia da República

PS trava reforço de meios nos transportes de Lisboa

O PS rejeitou o reforço de 23 milhões de euros para o Metro de Lisboa, a Transtejo e a Soflusa proposto pelo PCP na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acompanhado por uma delegação do partido fez a travessia fluvial do Tejo, entre o Seixal e Lisboa. 21 de Novembro de 2017
CréditosTiago Petinga / Agência LUSA

A votação, que decorreu ao início da tarde de hoje, ditou o chumbo de duas propostas de reforço das transferências da Administração Central para as três empresas de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa.

Em concreto, o reforço para o Metro de Lisboa proposto pelo PCP era de 13,5 milhões de euros, para a Transtejo de 5,9 milhões e para a Soflusa de 3,6 milhões. No caso das últimas, que garantem a ligação fluvial entre Lisboa e a Margem Sul do Tejo, o reforço resultava na reposição das transferências para os níveis orçamentados para este ano.

Esta semana têm-se feito sentir alterações na ligação entre o Cais do Sodré e Cacilhas por avarias nas embarcações da classe «Cacilhense», que habitualmente fazem esse percurso. Esta manhã, foi colocado o navio catamarã «Pedro Nunes» a cumprir algumas carreiras dessa ligação, apurou o AbrilAbril.

No caso do Metro de Lisboa, os comunistas justificam o reforço com a necessidade de «uma resposta de emergência no reforço de meios para a manutenção do material circulante, infraestruturas e equipamentos». Nos últimos dias têm sido relatados nos painéis informativos das estações «perturbações na circulação» nas várias linhas, durante períodos bastante alargados.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui