|desporto

Portugal de ouro e prata em Belgrado

Auriol Dongmo, no lançamento de peso, e Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, sagraram-se hoje campeã e vice-campeão das respectivas modalidades, nos campeonatos mundiais de pista coberta.

Auriol Dongmo celebra a sua vitória na modalidade de lançamento de peso, no Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta, em Belgrado, Sérvia, a 18 de Março de 2022 
CréditosROBERT GHEMENT / EPA

Os atletas portugueses Auriol Dongmo e Pedro Pablo Pichardo destacaram-se na jornada inaugural nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Pista Coberta, cuja edição deste ano decorre até domingo em Belgrado.

Auriol Dongmobateu a sua marca pessoal e estabeleceu um novo recorde nacional absoluto do lançamento de peso. Aos 31 anos, sagrou-se campeã do mundo em pista coberta na modalidade, ao atingir a marca de 20,43 metros no quinto de seis lançamentos autorizados.

Na segunda posição ficou a norte-americana Chase Ealy, com 20,21 metros e em terceiro lugar a holandesa Jessica Schilder, com 19,46 metros.

Auriol Dongmo, nascida em Ngaoundéré (Camarões), representou o seu país natal até 2017 nas modalidades de lançamento de disco e de peso, tendo vencido diversas provas e campeonatos internacionais nesta modalidade, incluindo dois Jogos Africanos.

A atleta, que residia em Portugal, beneficiando de uma bolsa de solidariedade olímpica, pediu a nacionalidade portuguesa e viu-lhe reconhecido o direito de representar a bandeira verde-rubra em Julho de 2020.

Em 2021 classificou-se em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e, no mesmo ano, venceu o lançamento de peso no Campeonato Europeu de Pista Coberta, com 19,43 metros.

|

Pichardo é vice-campeão mundial em pista coberta

Pedro Pablo Pichardo, que hoje bateu o recorde nacional em pista coberta, foi medalha de prata no triplo salto dos Mundiais de atletismo que decorrem em Belgrado.

CréditosAdam Warzawa / EPA

O campeão olímpico saltou 17,42 metros no primeiro salto, batendo o recorde que pertencia a Nelson Évora, desde os Mundiais de Birmingham, em 2018, e reforçou a marca com 17,46 no segundo, antes de um nulo.

Após a terceira ronda de saltos, Pichardo é segundo, atrás do cubano Lázaro Martínez, que saltou 17,64 metros logo na primeira tentativa. Em terceiro lugar ficou o norte-americano Donald Scott, com 17,21 metros.

Depois de ter conquistado o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e nos Europeus em pista coberta de 2021, esta é a terceira medalha do atleta nascido em Santiago de Cuba desde que passou a competir por Portugal.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

No mesmo dia Pedro Pablo Pichardo, o actual campeão olímpico e campeão europeu em pista coberta, na modalidade de de triplo salto, levou também a bandeira portuguesa ao pódio, ao obter a medalha de prata com um salto de 17,46 metros, que também bateu o seu anterior recorde pessoal em pista coberta.

A vitória na competição coube ao cubano Lázaro Martínez, que saltou 17,64 metros, e o terceiro lugar no pódio coube ao norte-americano Donald Scott, com 17,21 metros.

Pedro Pichardo, nascido em Santiago de Cuba há 32 anos, foi campeão no seu país de origem e venceu diversas competições internacionais representando Cuba, até 2016.

No ano seguinte o atleta rumou a Portugal e requereu a nacionalidade portuguesa, sendo esta a terceira medalha que obtém em representação do nosso país.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui