|lutas sindicais

Greve dos trabalhadores da recolha do lixo em Marco de Canaveses

Os trabalhadores da recolha de lixo da FCC Environment Portugal, em Marco de Canaveses, estão em greve entre 13 e 15 de Julho, reivindicando aumentos salariais e a negociação do Acordo de Empresa.

Piquete de greve nas instalações da FCC Environment Portugal em Marco de Canaveses, na madrugada de 7 de Abril de 2023 
Piquete de greve nas instalações da FCC Environment Portugal, em Marco de Canaveses, em Abril deste anoCréditos / STAL

Segundo o STAL, a greve dos motoristas e cantoneiros de limpeza registou estas quinta e sexta-feira uma adesão muito elevada, estando apenas a ser assegurados os serviços mínimos.

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) responsabiliza a administração da empresa por esta greve, que «resulta do profundo descontentamento e da contínua falta de respostas concretas às exigências dos trabalhadores», considerando que a situação actual exige medidas imediatas de «valorização dos salários, dignificação das profissões e do respeito pelas funções».

O STAL afirma que, apesar de estarem sujeitos a um grande esforço e à exposição diária a elevados riscos, estes trabalhadores «continuam a ter como salário base apenas o Salário Mínimo Nacional, alguns há mais de 20 anos, continuando a ser-lhes negada a atribuição de subsídio de insalubridade, penosidade e risco». Por outro lado, acusa a Câmara Municipal do Marco de Canaveses «que, conhecedora desta situação gravosa para os trabalhadores, tem, ao longo dos últimos anos, ignorado os problemas denunciados, preferindo “sacudir” a responsabilidade para a empresa concessionária».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui