A segunda reunião deste órgão, que devia ter tido lugar em 2020 e foi adiada devido à pandemia de Covid-19, foi co-presidida, esta segunda-feira, em Hanói, pelo presidente da Assembleia Nacional do Vietname, Vuong Dinh Hue, e o titular da Duma Estatal da Federação Russa, Vyacheslav Volodin, que tinha chegado no dia anterior ao país asiático numa visita de trabalho.
Os participantes no encontro debateram e avaliaram a implementação de acordos de cooperação entre os dois países (nas áreas económica, comercial, científica e tecnológica), tendo defendido a ampliação da troca de informação, de políticas e leis nos domínios da economia digital, desenvolvimento e gestão do ciberespaço e alta tecnologia, indica a Vietnam News Agency (VNA).
Na reunião, ambas as partes afirmaram o papel crucial da cooperação parlamentar para reforçar e fazer avançar a associação estratégica integral entre o Vietname e a Rússia.
Além disso, refere a VNA, Dinh Hue e Volodin reconheceram os resultados da cooperação bilateral recente, valorizando ainda os conteúdos práticos constantes da agenda deste segundo encontro.
No segundo dia da visita de trabalho, o titular da Duma Estatal foi também recebido pelo presidente vietnamita, Vo Van Thuong, que deu as boas-vindas à delegação russa.
Na ocasião, Thuong pediu que ambos os lados aumentem as visitas mútuas a todos os níveis, promovam os laços económicos, comerciais e de investimento, e recuperem e dinamizem as trocas interpessoais e as actividades turísticas, refere a VNA.
O presidente vietnamita disse ainda que na luta do Vietname pela reunificação nacional, no passado, e na construção e defesa nacional, no presente, a ajuda da União Soviética e da Rússia se patenteou em todas as áreas, especialmente na formação de quadros, cientistas e intelectuais.
Já Volodin destacou que a Rússia vê o Vietname não apenas como um parceiro estratégico, mas como um amigo.
Antes, o presidente da Duma Estatal russa visitou o Mausoléu de Ho Chi Minh, e depositou uma oferenda floral no Monumento aos Heróis e Mártires, no Bairro de Ba Dinh, também na capital.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui