|STAL

Bombeiros Voluntários da Ajuda não recebem desde Novembro

Os trabalhadores da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ajuda não recebem ordenados desde Novembro. As sérias dificuldadades financeiras obrigam alguns a viver no quartel. 

Créditos / Bombeiros Voluntários da Ajuda

É uma situação «inaceitável», alerta o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN), através de comunicado. Desde o último mês de Novembro que os Bombeiros Voluntários da Ajuda não recebem salários, tendo nesse mês recebido apenas cerca de 300 euros, segundo o sindicato.

«A situação económica é tão grave que o dinheiro que os trabalhadores da AHBVA recebem dos serviços que prestam à população – que está também em sério risco (por exemplo, falta oxigénio nas ambulâncias) – é distribuído conforme as suas necessidades, por forma a conseguirem saldar compromissos urgentes, como para pagar creches, contas de água ou da luz, etc.», lê-se na nota. 

Solidário com estes trabalhadores, o STAL informa que já solicitou reuniões, com carácter de urgência, à direcção da AHBVA e à Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de corrigir rapidamente esta situação, e que está a preparar uma queixa junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). 

A estrutura sindical enaltece ainda «a união e a resiliência já demonstrada por estes trabalhadores, que é louvável, não só pelo esforço financeiro a que estão sujeitos, mas também pelo esforço físico, visto que, por serem cada vez menos, estão cada vez mais sobrecarregados». Os Bombeiros da Ajuda servem, além desta, as freguesias de Benfica, Belém e Alcântara, num total de cerca de 80 mil habitantes. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui