Desde 1992 que a dia 3 de Dezembro se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas e visa dar visibilidade às pessoas e aos assuntos referentes à deficiência.
Assinalando a data, a Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD), procurou destacar a efeméride com um comunicado, no qual afirma que a data é de «celebração», mas também «de luta para a conquista de direitos e a sua efectivação na vida».
Para a organização, «celebrar este dia no ano em que se comemoram os 50 anos de Abril reveste-se de um significado especial pelo que a Revolução de Abril significou na vida das pessoas com deficiência», pode ler-se.
Fazendo um enquadramento histórico, a CNOD relembra que antes da revolução de Abril as pessoas com deficiência eram encarceradas, sem qualquer possibilidade de defesa e escondidas do resto da sociedade. Com a revolução, deu-se «uma explosão de liberdade» e «a consagração de direitos sociais, económicos e políticos imprimiu uma profunda alteração sistémica na sociedade portuguesa».
«Abriram-se as portas às pessoas com deficiência para um lugar digno na sociedade», destaca a CNOD que, no entanto, confirma aquilo que todos sabem: «muito falta fazer ainda para tornar a sociedade inclusiva», já que «assistimos a retrocessos a nível do respeito pelos direitos que não podemos aceitar».
Para a organização, a solução tem que passar pela defesa dos valores de Abril, a Constituição da República Portuguesa e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Não desligando do momento actual e da escalada de tensões, provocações e guerra, a CNOD considera que é preciso acabar com as «máquinas de matar e de fabricar pessoas com deficiência», relembrando que «só em Paz se consegue viver de pleno direito numa sociedade que se quer inclusiva».
O comunicado acaba com o apelo a que todos se inspirem «nesse Abril de há 50 anos para dar força ao movimento associativo das pessoas com deficiência, pois só da sua luta resultará a concretização da sociedade inclusiva» e com o compromisso da CNOD para defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui